De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Eu coloquei esta brincadeira para iniciar o assunto sobre Dislexia - um transtorno da leitura e escrita em pessoas com inteligência normal e sem défices sensoriais. Algumas pessoas com dislexia baseiam-se na letra inicial e final das palavras para conseguir decifrar a palavra pelo contexto. Nem todas elas obtêm sucesso ou agilidade para fazê-lo.
Entende-se a dislexia como um funcionamento peculiar do cérebro, e não uma doença. O disléxico tem dificuldade de decodificar as palavras e associar o som com a letra. Boder (1973) distinguiu a dislexia em três tipos, classificando-a de acordo com a tipologia do erro ou da dificuldade: quando ler ou escrever palavras conhecidas não é difícil mas ler ou escrever palavras inéditas é, trata-se de uma dislexia disfonética; quando ler é difícil, trabalhoso, demorado mas correto trata-se de uma dislexia deseidética e, portanto, o problema é de decodificação fonética; Quando ambos sintomas de dislexia disfonética e deseidética estão presentes, trata-se da dislexia mista.
A dislexia deve ser avaliada e tratada por uma equipe multiprofissional, pois a leitura e a escrita são processos complexos que envolvem aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, sociais, culturais, econômicos, e educacionais. Entre estes profissionais, encontram-se neurologistas, oftalmologistas, psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos. O tratamento fonoaudiológico baseia-se em reforçar todas as habilidades linguísticas, focando na relação fonema x grafema, na associação do som-símbolo-produção, e no jogo com a estrutura das palavras.
Pestun MSV, Ciasca S, Gonçalves VMG. A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Arq Neuropsiquiatr 2002;60(2-A):328-332.
Pestun MSV, Ciasca S, Gonçalves VMG. A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Arq Neuropsiquiatr 2002;60(2-A):328-332.
Parabéns Patrícia,
ResponderExcluirSeu blog é muito instrutivo e traz a fonoaudiologia verdadeira, a prática diária do profissional e a alegria de ser fonoaudiólogo.
Realmente amei o seu blog, gostaria de manter contato para trocarmos experiências e me manter por dentro da pratica fonoaudiológica nas suas diversas áreas de atuação.
Bjs
Gostei muitooo. Estive conversando com um professor sobre esse assunto e ele não sabia que a fonoaudiologia ajuda ao disléxico, é claro que ajuda.Eu como psicopedagoga recomendo logo aos meus clientes.
ResponderExcluirTenho uma filha de 5 anos e está no final da alfabetização, e não conseguiu aprender sequer as vogais, Sua professora identificou dislexia,Por favor me ajuse . Qual o 1º passo que devo tomar agora.
ResponderExcluirA dislexia é um diagnóstico dado por uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, neuropsicólogo e neurologista. É necessário você procurar um destes profissionais para fechamento diagnóstico e tratamento!
ResponderExcluirTENHO UMA ENTIADA QUE JA ESTA MORANDO COMIGO HÁ ALGUNS MESES. ELA DESTE QUE NASCEU ATÉ AGORA A IDADE DE 12 ANOS MOROU COM MÃE, E MORANDO COM A MÃE SO ESTUDOU EM ESCOLAS PUBLICAS. E AGORA MORANDO COMIGO E COM O PAI A GENTE RESOLVEU COLOCÁ-LA EM UMA ESCOLA PRIVADA, POIS ELA JÁ ESTA MUITO ATRASADA NOS ESTUDOS. MAS EU AGORA À ACOMPANHANDO NA ESCOLA OBSERVEI QUE ELA TEM DIFICULDADE EM LER, ESCREVER E MEMORIZAR. E LENDO UM POUCO SOBRE A DISLEXIA OBSERVEI QUE OS SINTOMAS QUE ELA APRESENTA SÃO MUITO PARECIDOS, ENTAO EU GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER COM ESSA SITUAÇÃO?
ResponderExcluirDRA. Patricia, gostaria de saber onde o médico oftalmologista entra nessa equipe. Minha filha vai ser consultada com um neurologista, e já tem acompanhamento com oftalmo, mas não específico para Dislexia, pois ela já tem 10 anos, e muita dificuldade de compreensão de textos, já escreveu espelhado, hoje é alfabetizada, mas troca as letras na escrita e percebi que sua fala é muito rápida.
ResponderExcluirOlá, Me interessei por este assunto porque desconfiei que tenho algum grau de dislexia, e não sei o que fazer e qual profissional devo procurar. Leio e escrevo, mas se pego um texto para interpretar, tenho que ler pelo menos uma 5 vezes para entender exatamente o assunto, troco desde criança a letra C pela G, e Vice e versa. Não consigo decorar absolutamente nada. Não consigo falar em público, pois gaguejo muito, tenho dificculdade em leitura em voz alta, quando leio às vezes, volto para a linha de cima (antes achava que fosse problema de visão). Tenho muita dificuldade de concentração em leitura, e vários outros coisa. Portanto gostaria de saber exatamente qualprofissional devo procurar, pois dizem acima que é um trabalho de vários profissionais. (tenho 59 anos, parei de estudar aos 17 anos exatamente pela dificuldade que tinha de memorizar as matérias, e quando tinha fórmulas ei então erra meu terror).
ResponderExcluirGrato.