"Fonoaudiologia é uma arte que merece ser mais amplamente conhecida. Você não pode imaginar as acrobacias que sua língua mecanicamente executa para produzir todos os sons da linguagem”, Jean Dominique Bauby, foi Editor Chefe da Revista ELLE em Paris, após ter um AVE e precisar de tratamento fonoaudiológico.

. . . .

sábado, 9 de abril de 2011

A Neurologia explica... e a Fonoaudiologia trata a Dislexia

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. 

Eu coloquei esta brincadeira para iniciar o assunto sobre Dislexia - um transtorno da leitura e escrita em pessoas com inteligência normal e sem défices sensoriais. Algumas pessoas com dislexia baseiam-se na letra inicial e final das palavras para conseguir decifrar a palavra pelo contexto. Nem todas elas obtêm sucesso ou agilidade para fazê-lo. 

Entende-se a dislexia como um funcionamento peculiar do cérebro, e não uma doença. O disléxico tem dificuldade de decodificar as palavras e associar o som com a letra. Boder (1973) distinguiu a dislexia em três tipos, classificando-a de acordo com a tipologia do erro ou da dificuldade: quando ler ou escrever palavras conhecidas não é difícil mas ler ou escrever palavras inéditas é, trata-se de uma dislexia disfonética; quando ler é difícil, trabalhoso, demorado mas correto trata-se de uma dislexia deseidética e, portanto, o problema é de decodificação fonética; Quando ambos sintomas de dislexia disfonética e deseidética estão presentes, trata-se da dislexia mista.


A dislexia deve ser avaliada e tratada por uma equipe multiprofissional, pois a leitura e a escrita são processos complexos que envolvem aspectos neurológicos, sensoriais, psicológicos, sociais, culturais, econômicos, e educacionais. Entre estes profissionais, encontram-se neurologistas, oftalmologistas, psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos. O tratamento fonoaudiológico baseia-se em reforçar todas as habilidades linguísticas, focando na relação fonema grafema,  na associação do som-símbolo-produção, e no jogo com a estrutura das palavras.




Pestun MSV, Ciasca S, Gonçalves VMG. A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Arq Neuropsiquiatr 2002;60(2-A):328-332.

7 comentários:

  1. Parabéns Patrícia,
    Seu blog é muito instrutivo e traz a fonoaudiologia verdadeira, a prática diária do profissional e a alegria de ser fonoaudiólogo.
    Realmente amei o seu blog, gostaria de manter contato para trocarmos experiências e me manter por dentro da pratica fonoaudiológica nas suas diversas áreas de atuação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muitooo. Estive conversando com um professor sobre esse assunto e ele não sabia que a fonoaudiologia ajuda ao disléxico, é claro que ajuda.Eu como psicopedagoga recomendo logo aos meus clientes.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma filha de 5 anos e está no final da alfabetização, e não conseguiu aprender sequer as vogais, Sua professora identificou dislexia,Por favor me ajuse . Qual o 1º passo que devo tomar agora.

    ResponderExcluir
  4. A dislexia é um diagnóstico dado por uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, neuropsicólogo e neurologista. É necessário você procurar um destes profissionais para fechamento diagnóstico e tratamento!

    ResponderExcluir
  5. TENHO UMA ENTIADA QUE JA ESTA MORANDO COMIGO HÁ ALGUNS MESES. ELA DESTE QUE NASCEU ATÉ AGORA A IDADE DE 12 ANOS MOROU COM MÃE, E MORANDO COM A MÃE SO ESTUDOU EM ESCOLAS PUBLICAS. E AGORA MORANDO COMIGO E COM O PAI A GENTE RESOLVEU COLOCÁ-LA EM UMA ESCOLA PRIVADA, POIS ELA JÁ ESTA MUITO ATRASADA NOS ESTUDOS. MAS EU AGORA À ACOMPANHANDO NA ESCOLA OBSERVEI QUE ELA TEM DIFICULDADE EM LER, ESCREVER E MEMORIZAR. E LENDO UM POUCO SOBRE A DISLEXIA OBSERVEI QUE OS SINTOMAS QUE ELA APRESENTA SÃO MUITO PARECIDOS, ENTAO EU GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER COM ESSA SITUAÇÃO?

    ResponderExcluir
  6. DRA. Patricia, gostaria de saber onde o médico oftalmologista entra nessa equipe. Minha filha vai ser consultada com um neurologista, e já tem acompanhamento com oftalmo, mas não específico para Dislexia, pois ela já tem 10 anos, e muita dificuldade de compreensão de textos, já escreveu espelhado, hoje é alfabetizada, mas troca as letras na escrita e percebi que sua fala é muito rápida.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Me interessei por este assunto porque desconfiei que tenho algum grau de dislexia, e não sei o que fazer e qual profissional devo procurar. Leio e escrevo, mas se pego um texto para interpretar, tenho que ler pelo menos uma 5 vezes para entender exatamente o assunto, troco desde criança a letra C pela G, e Vice e versa. Não consigo decorar absolutamente nada. Não consigo falar em público, pois gaguejo muito, tenho dificculdade em leitura em voz alta, quando leio às vezes, volto para a linha de cima (antes achava que fosse problema de visão). Tenho muita dificuldade de concentração em leitura, e vários outros coisa. Portanto gostaria de saber exatamente qualprofissional devo procurar, pois dizem acima que é um trabalho de vários profissionais. (tenho 59 anos, parei de estudar aos 17 anos exatamente pela dificuldade que tinha de memorizar as matérias, e quando tinha fórmulas ei então erra meu terror).
    Grato.

    ResponderExcluir