"Fonoaudiologia é uma arte que merece ser mais amplamente conhecida. Você não pode imaginar as acrobacias que sua língua mecanicamente executa para produzir todos os sons da linguagem”, Jean Dominique Bauby, foi Editor Chefe da Revista ELLE em Paris, após ter um AVE e precisar de tratamento fonoaudiológico.

. . . .

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ahhh... amar-mentar!

 -
Encontrei esse divertido "Quadrinhos" na edição de Out 2004 da Revista Cláudia


Nas minhas primeiras semanas como Fonoaudióloga Residente do Hospital Odilon Behrens, estou vendo de perto as "coisas que ninguém te conta sobre a hora de amamentar o bebê". Realmente, amamentar pode não ser tão fácil como a gente vê na televisão... contudo, as mamães podem encontrar na Fonoaudiologia a ajuda necessária para tornar a amamentação em amar-ment-ação. 

O Fonoaudiólogo orienta as mamães sobre a preparação dos seios, a retirada do leite materno e o posicionamento correto e seguro do bebê para amamentar. Além disso, a atuação fonoaudiológica pode ser destinada diretamente aos bebês com dificuldade de sugar e com dificuldade de coordenar o ritmo de sucção, deglutição e respiração. Em especial, os bebês prematuros e de baixo peso tem dificuldades para amamentar e por isso precisam frequentemente da intervenção fonoaudiológica.


O aleitamento materno é estimulado por inúmeras razões: protege contra diarréia, pneumonia, infecções de vias aéreas, otites, entre outras patologias de risco para a  sobrevivência do bebê; favorece ganhos nos aspectos sócio-econômico e psicológico; estabelece precocemente os laços afetivos entre mãe-bebê; previne a  hemorragia pós-parto; diminui o risco da ocorrência de câncer de mama e de colo de útero; e aumenta a auto-estima da mamãe. O Fonoaudiólogo estimula o aleitamento materno principalmente porque este favorece o desenvolvimento harmônico do aparelho estomatognático, reduz o risco de problemas na fala e dentição, estimula a aquisição de linguagem, e protege contra a ocorrência de perdas auditivas.

Por isso, mamães, não desistam de amar-mentar seus nenéns! Busquem ajuda profissional caso enfrentem quaisquer dificuldades em oferecer o aleitamento materno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário