"Fonoaudiologia é uma arte que merece ser mais amplamente conhecida. Você não pode imaginar as acrobacias que sua língua mecanicamente executa para produzir todos os sons da linguagem”, Jean Dominique Bauby, foi Editor Chefe da Revista ELLE em Paris, após ter um AVE e precisar de tratamento fonoaudiológico.

. . . .

quarta-feira, 12 de março de 2014

Meu sentido na Fonoaudiologia

Detalhe da pintura de Michelangelo, A criação de Adão (Itália, Capela Sistina, 1512)

Hoje li uma frase que me fez lembrar daquela pintura do Michelangelo (A criação de Adão) e da minha prática como Fonoaudióloga:

"Eu acredito que o sentido da vida seja dar sentido a outras vidas".

Embora pareça pretensioso, eu acredito que a cada encontro, com cada paciente,  eu tenho a oportunidade de "dar sentido" a vida de alguém. A minha prática - as orientações, as prescrições, os laudos diagnósticos - é muitas vezes repetitiva, mas significa  a mudança de hábito e a melhoria na qualidade de vida do paciente de uma forma única! Daí me sinto tão privilegiada por poder oferecer a uma vida a possibilidade de viver melhor e tão abençoada ao receber a gratidão do paciente, que vejo que a minha profissão também leva um sentido maravilhoso à minha própria vida.

Esses encontros, trocas e toques me fazem uma profissional muito feliz! Tenho certeza que meus colegas profissionais de saúde também compartilham este sentimento. Por isso, exteriorizo aqui no blog! Obrigada por lerem esta postagem e as outras, me permitindo levar um pouco da minha prática e abrir meu coração! Fiquem a vontade para abrirem seus corações também! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário