"Fonoaudiologia é uma arte que merece ser mais amplamente conhecida. Você não pode imaginar as acrobacias que sua língua mecanicamente executa para produzir todos os sons da linguagem”, Jean Dominique Bauby, foi Editor Chefe da Revista ELLE em Paris, após ter um AVE e precisar de tratamento fonoaudiológico.

. . . .

quarta-feira, 12 de março de 2014

Mamãe, explica pra vovó que não pode aumentar o tamanho do furo da mamadeira!!!!

Muita gente pensa que as Fonos têm pavor de chupeta e de mamadeira! Não é bem assim! Só acho que o Ministério da Sáúde deveria escrever uma portaria, proibindo a comercialização de chupetas e mamadeiras sem prescrição do fonoaudiólogo! Calma, foi só uma brincadeirinha! :-)

Sobre as chupetas, vou falar outro dia (prometo!); hoje eu só quero falar sobre os furos e os bicos das mamadeiras! Não há NADA melhor do que o aleitamento materno; mas, eu sei bem que a mamadeira pode ser a melhor AMIGA da mãe que não pode amamentar, da que precisa trabalhar, da que precisa complementar e outros casos peculiares que contra indiquem o aleitamento materno... 

O famoso bico de silicone ortodôntico
Nestes casos, em geral, o ideal é escolher a mamadeira que tenha o bico de silicone (aquele transparente) e ortodôntico (aquele achatadinho). As fabricantes de mamadeiras oferecem opções de bicos com furos pequenos, para líquidos ralos, e com furos maiores, para líquidos engrossados. Além disso é importante escolher o bico de acordo com a idade do bebê! Cuidado para não escolher aqueles bicos redondinhos, que parecem mais com o bico do seio da mãe, mas tendem a pressionar o céu da boca até alterar a estrutura óssea da face! Fazendo a escolha certa, não será necessário aumentar o furo, preservando o cuidado das fabricantes em produzirem bicos que permitam que o exercício de sucção na mamadeira se aproxime da função de sugar o peito da mãe.

O exercício de sugar é extremamente importante para o bebê desenvolver os músculos da face e os dentes, favorecendo o desenvolvimento harmônico das habilidades motoras orais: mastigar e falar, principalmente! Furos aumentados ou bicos de mamadeira muito mole "facilitam a vida do bebê", que muitas vezes nem precisa sugar para extrair o líquido da mamadeira - o que pode acarretar em engasgos, tornar os músculos da face fraquinhos e, consequentemente, causar trocas na fala,  dificuldade para iniciar alimentação de sólidos, respiração oral, roncos, e outros!

Por isso, mamãe, explica pra vovó que não pode cortar o furo da mamadeira! E se não colar, convida ela para seguir o meu blog! :-)






PS.: Mamãe, se você tiver um filho especial - que tenha o diagnóstico de síndrome, prematuridade extrema ou  lesão neurológica - consulte um fonoaudiólogo para orientações específicas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário