Olha eu lá em Napa Valley... |
Hoje fui almoçar num restaurante que estampava na entrada uma reportagem com a seguinte manchete: "RESVERATROL PRESERVA A AUDIÇÃO". Fonoaudióloga que sou, e amante de vinho, tive que investigar a fundo esta história!
A reportagem dizia que o resveratrol - substância presente na uva e, portanto, no vinho - inibe os radicais livres e uma enzima chamada COX-2, que podem causar prejuízos na capacidade de ouvir. A reportagem deixou claro que a substância só é encontrada no vinho tinto (que pena!) e que, para obter o benefício,é necessário ingerir uma quantia bem alta.
O estudo foi realizado no Departamento de Otorrinolaringologia/ Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos. Ele mostra que ratinhos saudáveis, quando receberam o resveratrol antes da exposição ao ruído intenso e contínuo, estiveram menos propícios a sofrerem dos efeitos da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Os bichinhos tratados com resveratrol tiveram um índice de perda auditiva 50% menor. No experimento, o extrato de resveratrol foi transformado em cápsulas: 3 pílulas carregam o equivalente a 288 taças de vinho!
É... se a gente tiver que beber tudo isso, eu diria que a gente vai morrer rápido, ouvindo bem e, quem sabe, muiiiiito feliz!
Para quem quiser conhecer o artigo original (eu achei! :-), ele foi publicado no jornal Otolaryngology - Head and Neck Surgery. Aqui vai o link http://oto.sagepub.com/content/148/5/827.abstract.
Nenhum comentário:
Postar um comentário