Os sistemas de "Comunicação Suplementar e/ ou Alternativa" (CSA) servem para suplementar a comunicação escrita, gestual ou falada, ou ainda substituí-la por meio de símbolos gráficos, figuras, recursos eletrônicos e/ ou computadorizados de fala, entre outros. Os sistemas podem não somente garantir um modo de comunicação efetivo, como também favorecer o desenvolvimento e uso da linguagem, sendo amplamente utilizados com pacientes que não adquiriram a fala ou a perderam devido algum acidente neurológico.
"The Picture Exchange Communication System" (PECS) é um dos diversos sistemas de CSA. Desenvolvido em 1985 por Lory Frost and Andy Bondy nos Estados Unidos, o programa é destinado às crianças portadoras de transtorno autístico ou quaisquer outros transtornos relacionadas à comunicação e interação social - aquelas crianças que apresentam fala não funcional, ou seja, sabem falar mas não utilizam a fala como forma de comunicação.
O programa PECS segue um protocolo de treinamento baseado nos princípios da linha "Análise do Compotamento Aplicada" - também conhecida com "Terapia ABA", em referência ao termo em inglês Applied Behaviour Annalysis". Seguindo uma metodologia padronizada e relacionada com o típico desenvolvimento da linguagem, o programa utiliza as seguintes estratégias: distinção de comportamentos, reforço, correção do erro e generalização. O primeiro objetivo é ensinar a criança "como" se comunicar e depois apresentar "regras" para tanto. Crianças utilizando PECS aprendem inicialmente a comunicar com apenas uma figura, mas depois aprendem a combiná-las, formando estruturas gramaticais, relações semânticas e funções comunicativas.
A seguir apresento um quadro com as sete diferentes fases do programa PECS, com respectivos objetivos, procedimentos e considerações.
domingo, 9 de maio de 2010
PECS: Um sistema de comunicação alternativa desenvolvido especialmente para crianças com Autismo
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