"Fonoaudiologia é uma arte que merece ser mais amplamente conhecida. Você não pode imaginar as acrobacias que sua língua mecanicamente executa para produzir todos os sons da linguagem”, Jean Dominique Bauby, foi Editor Chefe da Revista ELLE em Paris, após ter um AVE e precisar de tratamento fonoaudiológico.

. . . .

domingo, 9 de maio de 2010

PECS: Um sistema de comunicação alternativa desenvolvido especialmente para crianças com Autismo

Os sistemas de "Comunicação Suplementar e/ ou Alternativa" (CSA) servem para suplementar a comunicação escrita, gestual ou falada, ou ainda substituí-la por meio de símbolos gráficos, figuras, recursos eletrônicos e/ ou computadorizados de fala, entre outros. Os sistemas podem não somente garantir um modo de comunicação efetivo, como também favorecer o desenvolvimento e uso da linguagem, sendo amplamente utilizados com pacientes que não adquiriram a fala ou a perderam devido algum acidente neurológico.

"The Picture Exchange Communication System" (PECS) é um dos diversos sistemas de CSA. Desenvolvido em 1985 por Lory Frost and Andy Bondy nos Estados Unidos, o programa é destinado às crianças portadoras de transtorno autístico ou quaisquer outros transtornos relacionadas à comunicação e interação social - aquelas crianças que apresentam fala não funcional, ou seja, sabem falar mas não utilizam a fala como forma de comunicação.

O programa PECS segue um protocolo de treinamento baseado nos princípios da linha "Análise do Compotamento Aplicada" - também conhecida com "Terapia ABA", em referência ao termo em inglês Applied Behaviour Annalysis". Seguindo uma metodologia padronizada e relacionada com o típico desenvolvimento da linguagem, o programa utiliza as seguintes estratégias: distinção de comportamentos, reforço, correção do erro e generalização. O primeiro objetivo é ensinar a criança "como" se comunicar e depois apresentar "regras" para tanto. Crianças utilizando PECS aprendem inicialmente a comunicar com apenas uma figura, mas depois aprendem a combiná-las, formando estruturas gramaticais, relações semânticas e funções comunicativas.

A seguir apresento um quadro com as sete diferentes fases do programa PECS, com respectivos objetivos, procedimentos e considerações.